MEDIDAS: 190 X 70,5 X 71 H
Geraldo de Barros (1923-1998)
Xavantes, Brasil
Geraldo de Barros foi um dos maiores artistas visuais do modernismo brasileiro: além de designer de móveis, atuou como fotógrafo, pintor, gravador, desenhista, sempre comprometido com a experimentação e a inovação. Em mobiliário, Barros foi pioneiro no conceito de móvel modular, criando, com poucos componentes, peças em que os compartimentos podiam ganhar funções diversas; até um mesmo móvel podia ser utilizado com intentos diferentes.
Pioneiro da fotografia abstrata no pais com as Fotoformas, estudou litografia na Escola de Belas Artes de Paris e fundou, em 1952, o grupo de pintura concreta Ruptura, junto com Luiz Sacilotto, Lotar Charoux, Leopold Haar, Anatol Wladislaw, Kazmer Féjar e Waldemar Cordeiro. Junto a Alexander Wollner e Rubens Martins, fundou, em 1957, o Forminform, primeiro escritório de design brasileiro.
Em 1954, fundou a Unilabor, cooperativa operária onde criou móveis icônicos. Dez anos depois, fundou a Hobjeto, desenhando móveis e trabalhando com marceneiros em sua concepção final. A empresa, um sucesso comercial, existiu até 1997.